MALPIGHIACEAE

Lophopterys floribunda W.R.Anderson & C.C.Davis

Como citar:

Diogo Marcilio Judice; Tainan Messina. 2012. Lophopterys floribunda (MALPIGHIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

873.424,067 Km2

AOO:

68,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre nos biomas Amazônia e Mata Atlântica, nos Estados do Amapá, Pará, Amazonas, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo (Mamede, 2011).De acordo com Anderson et al. (2001) a espécie é encontrada em bordas de florestas úmidas, em baixas altitudes, atingindo até 620 m.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Diogo Marcilio Judice
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

As categorias deameaça não são aplicáveis para essa espécie uma vez que é de ampladistribuição e não apresenta ameaças diretas ou uso. Portanto foi considerada "Menos preocupante" (LC).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Lophopterys é facilmente reconhecida na maioria dos casos pela combinação da presença de apenas uma grande glândula abaxial em cada uma das quatro sépalas laterais e ter duas asas laterais longas e estreitas na sâmara, acompanhada por uma relativamente grande asa trapezoidal dorsal (Anderson et al., 2006).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Amazônia, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Afloramentos rochosos e Floresta Estacional Semidecidual (Amorim et al., 2009).
Habitats: 1.5 Subtropical/Tropical Dry
Detalhes: Liana ou arbusto lenhoso, com cerca de 1 m de altura. Coletada com flores de julho a dezembro, mais comumente em setembro, e com frutos de setembro a dezembro (Anderson; Davis 2001).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3.1 Mining
Apesar de ser uma espécie que apresenta uma distribuição disjunta, as áreas de ocorrência no Sudeste do Brasil são fortemente ameaçadas. Essa espécie comumente é encontrada próximo a afloramentos graníticos e especialmente no ES, esse hábitat encontra-se altamente ameaçado por empresas exploradoras de rochas (Amorim, com. pess.)

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level
​"Em perigo" (EN), segundo a Lista vermelha do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).